Perguntas Frequentes

1) POR QUE DEVEMOS DESPREZAR O PRIMEIRO JATO DE URINA ANTES DE COLHER O EXAME?
O primeiro jato de urina traz células e secreção que podem estar presentes na uretra, principalmente se existir um processo inflamatório e/ou infeccioso chamado uretrite. Quando se está preocupado com uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não seja "contaminado" com o que estiver na uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa bem o material que está na bexiga.
2) PODE SE FAZER EXAME DE SANGUE COM FEBRE, RESFRIADO OU GRIPE?
Sim. Inclusive muitos casos de são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. O exame possibilita detectar algumas infecções.
3) MENSTRUAÇÃO INTERFERE NOS EXAMES DE URINA?
Sim. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina pode ser colhida, adotando-se o uso de tampão vaginal para o sangue menstrual não se misturar à urina.
4) PODE FAZER EXAME DE SANGUE MENSTRUADA?
Sim, qualquer um deles. Porém, diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual. Portanto, é importante em que período do ciclo o seu exame está sendo realizado.
5) ESFORÇO FÍSICO INTERFERE NO EXAME DE GLICEMIA?
A glicemia reflete a quantidade de açúcar no sangue que, por sua vez, é uma fonte de energia de rápido aproveitamento pelo organismo. Dessa forma, sempre que o organismo precisar de mais energia, há alterações importantes nas velocidades de produção e consumo de açúcar. A maioria das vezes em que se faz exames de dosagem de glicemia, queremos saber como está o nível basal, pois o valor de referência diz respeito a esta situação. Portanto, a pessoa deve estar o mais próximo possível desta condição.
6) BEBIDA ALCOOLICA INTERFERE RESULTADO DE EXAME?
Sim, especialmente o de triglicérides. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera é suficiente para elevar os seus níveis, falseando os resultados. Por isso, o ideal é, antes do exame, ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica.
7) ALIMENTAÇÃO INTERFERE RESULTADO DE COLESTEROL E TRIGLICÉRIDES?
Sim, mas principalmente no de triglicérides. Por exemplo, uma pessoa com triglicérides elevados e que adota uma dieta rígida na véspera do exame terá um resultado falsamente baixo. Já alguém com triglicérides normais, mas que ingere uma refeição pesada e rica em gordura, apresentará resultado falsamente alto. O ideal é manter o equilíbrio.
8) ÁGUA QUEBRA JEJUM?
Não. Mas convém tomá-la com moderação. O excesso interfere nos exames de urina.
9) PARA COLHER EXAME DE FEZES, PRECISA ESTAR EM JEJUM?
Não. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia. Isso vale para todos os tipos de exame de fezes. O material deve ser colhido em casa, num frasco apropriado, fornecido pelo laboratório ou adquirir em farmácia.
10) NO CASO DE EXAME DE URINA, PRECISA SER A PRIMEIRA DO DIA?
Somente se o seu médico solicitar. Se isso não acontecer, permanecer duas horas sem urinar. Dará o volume ideal para uma boa coleta. O ideal é que seja colhida em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia.
11) URINA SÓ PODE SER COLHIDA NO LABORATÓRIO?
Depende do tipo de exame. Para cultura de urina, deve ser colhida no laboratório. Já a urina tipo I, pode ser colhida em casa.
12) CREMES E ÓVULOS VAGINAIS INTERFEREM NO EXAME DE URINA?
Não, desde que se adotem cuidados para não misturar esses medicamentos à urina: fazer o uso de tampão vaginal, antes da coleta.
13) PORQUE QUANDO SE TIRA SANGUE, O LOCAL AS VEZES FICA ROXO?
Isto chama-se hematoma: extravasamento de sangue para fora da veia. Ele pode ocorrer em determinadas situações, tais como: veias finas, delicadas, com muita pressão; falta de boa compressão no local da punção ou medicamentos que altera a coagulação do sangue.
14) POR QUE É NECESSÁRIO APRESENTAR EXAMES ANTERIORES DE IMAGEM?
O radiologista utiliza os exames anteriores para comparação com os resultados atuais e elaboração de um laudo mais completo, que pode fornecer informações referentes à evolução de alguma doença. Por outro lado, se, no exame atual, surgir alguma alteração, é possível a comparação com exames anteriores para confirmar a agressividade do processo. A análise conjunta dos exames anteriores com os atuais complementa o estudo do caso pelo radiologista. Quando os exames anteriores não são apresentados no dia da realização do exame, o radiologista pode solicitar que os mesmos sejam enviados para análise comparativa posteriormente. Porém, em geral, esta alternativa pode gerar maior ansiedade nos clientes.
15) SILICONE NAS MAMAS INTERFERE NA MAMOGRAFIA?
Não diretamente. A alta densidade do silicone pode, eventualmente, sobrepor-se a alguma lesão mamária, impedindo o seu diagnóstico. Porém, essa possibilidade é remota e sempre é analisada pelo médico que solicitou o exame.
16) NO EXAME DE ENDOSCOPIA É UTILIZADA ALGUMA SEDAÇÃO?
Sim. Utilizamos sedação endovenosa com Midazolam (Dormonid), Meperidina (Dolantina) ou Diazepam (Diempax). As drogas são utilizadas isoladas ou associadas, numa dosagem bastante baixa. É necessário vir acompanhado pois, mesmo utilizando antagonistas como Flumazenil ou Cloridrato de Naloxona, o paciente poderá apresentar amnésia e diminuição dos reflexos (não poderá dirigir). É importante deixar claro que o paciente não poderá realizar este exame sem acompanhante.
17) PORQUE SOMENTE O MÉDICO DEVE INTERPRETAR O EXAME DE LABORATÓRIO?
E exame laboratorial é uma continuidade da história clínica e exame físico realizado pelo médico. A conclusão das alterações devem ser baseada num conjunto, não um dado isolado. Assim o exame será uma conduta médica dentro da necessidade do paciente.
18) JEJUM MUITO PROLONGADO ALTERA RESULTADO DOS EXAMES?
Um tempo de jejum muito prolongado (superior a 14 horas) também causa variações nos exames. Cada paciente, cada exame e cada situação devem ter suas particularidades analisadas de forma a se obter o melhor resultado dos exames. Para evitar alterações nos resultados, o laboratório não recomenda a coleta de exames após jejum prolongado.
19) DEVO INGERIR MAIS OU MENOS LÍQUIDOS PARA REALIZAR A COLETA DA URINA DE 24 HORAS?
Os exames na urina de 24 horas, geralmente, servem para avaliação da função renal, portanto, o paciente deverá manter a ingestão de líquidos normal do seu dia a dia.
20) POSSO FAZER EXAME DE GRAVIDEZ (BETA-HCG) SEM ATRASO MENSTRUAL?
O beta-HCG (gonadotrofina coriônica humana fração beta) é um hormônio glicoprotéico secretado pela placenta 7 a 10 dias após a fertilização, e pode levar um tempo variável de pessoa para pessoa, para que tenhamos níveis mínimos deste hormônio, detectáveis no soro ou na urina. Realizar o exame sem atraso menstrual (mínimo desejável de dois dias) pode não detectar uma gravidez de poucas semanas, e o resultado será falso negativo ou termos níveis de indeterminação que deverão ser confirmados em coleta posterior.